Trabalho de acadêmicas do curso de Biomedicina é premiado em Simpósio de Neurociência

O trabalho “Efeitos da música para indivíduos com diagnóstico de Alzheimer”, das acadêmicas do curso de Biomedicina Funoesc/Facisa Xaxim, Brunna Varela e Elaine Doneda, sob a coordenação da professora Beatriz da Silva Rosa Bonadiman, foi premiado no I Simpósio de Neurociência Clínica e Experimental.

O evento, organizado pela Liga Acadêmica de Neurociências da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó, ocorreu por meio de tecnologia remota, entre os dias 21 e 24 de outubro.

A acadêmica Brunna Varella destaca que a participação em eventos científicos estimula aos futuros pesquisadores que façam ciência e é uma boa oportunidade de conhecer pessoas que têm muito a acrescentar à jornada acadêmica.

– Como a Biomedicina é muito ampla e a vida universitária vai além da sala de aula, eventos como esse são importantes para troca de informações e discussões com pessoas que vivenciam a construção do conhecimento de uma área em comum.

Sobre o trabalho apresentado, Brunna comenta que a música sempre a influenciou de maneira muito intensa, o que despertou o interesse pelo aprendizado de alguns instrumentos musicais.

– Ao desenvolver habilidades com os instrumentos e nas experiências com shows, notei as emoções que a música faz aflorar e como isso tudo está ligado às nossas memórias. Essa relação pessoal me instigou a estudar sobre isso. A conexão da música com o ser humano é motivo de diversos estudos, e a reação dos pacientes com Alzheimer à música que fez parte da história de suas vidas é um deles. Ao longo da pesquisa e com as leituras realizadas, as quais deram o embasamento e suporte teórico, percebi que a produção científica tem relação direta com a qualidade de vida das pessoas. Precisamos continuar desenvolvendo pesquisa científica para melhorar o mundo à nossa volta – finalizou Brunna.

Para a professora Beatriz da Silva Rosa Bonadiman, participar de eventos científicos amplia o conhecimento e permite ao acadêmico conhecer um mundo além da sala de aula.

– Como professora, me sinto no dever de sempre estimular os meus alunos a apresentarem resumos, banners e, agora nesse momento de pandemia, vídeos, em eventos científicos. Esse prêmio é mérito do esforço e da dedicação das acadêmicas que sempre estão em busca de eventos e se esforçam muito para apresentar bons trabalhos.

Comentários: 1

1. Kelly disse:

E experiência científica é um grande avanço para a descobertas de novos gênios da ciência ,assim como o trabalho de Brunna demonstra ,esforço e inteligência pode mudar e influenciar muitas vidas . Uma grande admiração por esta pesquisa !