JORNALISMO

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

O CURSO

O Curso de graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo oferece o desenvolvimento de ações de comunicação voltadas para os mais diversos meios. Mais do que
preparar o profissional para o trabalho, ele fornece um novo olhar sobre o profissional de Jornalismo e sobre a própria profissão, não apenas no sentido de reproduzir práticas aceitas no mercado, mas também de valorizar o profissional capaz de perceber a notícia, identificar os fatores envolvidos e ainda mediar os fatos para que estes possam ser solucionados, esclarecidos e vistos. Durante o primeiro semestre o aluno já tem contato com a prática, somando os referenciais teóricos de base com o fazer jornalístico. Além disso, o curso capacita os profissionais para desenvolver e empregar técnicas de criação de mensagens jornalísticas envolvendo as mais variadas formas de linguagem. O Curso ainda contempla a redação para o impresso, rádio, televisão e mídias alternativas, além de planejamentos de comunicação e assessorias com um olhar voltado para o perfil da região.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho do profissional de Jornalismo não ocorre apenas por ser um relatador de fatos, mas um construtor da realidade. Novos espaços extrapolam áreas tradicionais como as redações de jornais impressos. Além das rádios, televisões e jornais, os recursos da internet permitem um novo campo de atuação, seja em agências de notícias, radioweb, seja produzindo e alimentando sistemas de informação como blogs e sites específicos da área. O crescimento e o desenvolvimento das organizações, empresas ou mesmo ONGs demandam profissionais de comunicação que auxiliem os gestores a agregar maior qualidade às suas atividades.

Titulação: Após a conclusão do curso, confere-se ao acadêmico o título de Bacharel em Jornalismo.

Vagas: 50 vagas semestrais

Duração do Curso: 4 anos (8 semestres)

Turno de oferta: Noturno

COORDENAÇÃO

Ivan Luiz Piccolli – Especialista
ivan.piccolli@unoesc.edu.br

DOCENTES

  • Erickson Rodrigues do Espírito Santo (Mestre)
  • Ivan Luiz Piccolli (Especialista)
  • Valeria Marcondes (Especialista)