Portal Acadêmico - Login
Minha biblioteca

Acadêmicos de Pedagogia participam de palestra sobre Redação Oficial

Acadêmicos de Pedagogia participam de palestra sobre Redação Oficial

Acadêmicos do curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê e da Funoesc Facisa Xaxim foram agraciados com a presença virtual da palestrante Cristiane Martins de Paula Luz, autora do livro Letra Certa: Diálogos sobre o português formal (2019).

A palestra, organizada pela professora Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, no componente curricular de Teorias e Práticas da Língua Portuguesa, é parte da Atividade Prática de Ensino e Extensão (APEE) e tem como objetivo interligar a comunidade acadêmica e a sociedade.

A palestrante ressalta que falar aos acadêmicos do curso de Pedagogia foi uma oportunidade única e bastante especial.

— Espero que a nossa conversa sobre Redação Oficial possa trazer reflexões sobre essa técnica de escrita, que não se restringe ao âmbito público.

Para mim, contudo, o mais especial desse encontro foi ver carinho e o respeito dos acadêmicos por seus professores. Agradeço imensamente o momento ali vivido — relatou Cristiane.
Para a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Édina Rodrigues Ruaro, a palestra foi extremamente produtiva e veio ao encontro das necessidades de qualificar a formação dos acadêmicos.

— A atividade veio confirmar a importância da leitura e da escrita, no momento que em várias fases do Curso estão com projetos de pesquisa sendo construídos e pesquisas sendo realizadas. Considerando as adequações acadêmicas em função da pandemia, permite que pessoas de diferentes regiões estejam em contato e compartilhando conhecimento. Foi um momento singular para o Curso e só temos a agradecer a Cristiane Luz e a professora Rossaly — comentou a coordenadora.

Os acadêmicos participantes também reconheceram a importância da atividade.

— Agradecemos a palestrante pela esplêndida conferência realizada, falando com maestria sobre redação oficial. Foram esclarecidas diversas dúvidas cotidianas sobre linguagem, colaborando para nosso aprendizado e (in)formação como profissionais da educação, com uma narrativa descomplicada e fluida. Em especial, ao compartilhamento de referências, exemplos e experiências, os quais muito agregaram ao conhecimento de todos nós. O evento foi um sucesso — comentou Juliana de Almeida Paz, acadêmica da Funoesc Facisa Xaxim.

— Esta palestra foi excelente! Propiciou-nos refletir sobre como a linguagem é importante, com ela desenvolvemos habilidades e competências. Dentre muitos aprendizados, ressaltamos as qualidades do texto oficial, que para obter eficiência na comunicação, deve-se evitar a prolixidade e a ambiguidade, que temos de ser cuidadosos na pontuação utilizada. Cristiane, muito obrigada pela doação do seu tempo, pelo carinho com o nosso Curso, por sua atuação inspiradora como eterna estudante, alguém que ama ler e em constante reflexão sobre a vida — finalizou Rosimar Salles da Silva, acadêmica da Unoesc Xanxerê.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário