Acadêmicas do curso de Pedagogia realizam atividades com a Categoria de Base da Chapecoense

Acadêmicas da 7ª fase do curso de Pedagogia da Funoesc/Facisa Xaxim realizaram, sob a orientação das professoras Ana Paula de Oliveira Scherer e Elizandra Iop, o Estágio Curricular Supervisionado em Instituição Não Escolar com a Categoria de Base da Associação Chapecoense de Futebol, abordando a temática “A roda de conversa como atividade formativa no futebol de base da Chapecoense”.

O objetivo foi subsidiar, teórica e metodologicamente, as possibilidades que se apresentam além dos espaços escolares, contribuindo para consolidar o caráter pedagógico, permitindo, assim, a ampliação do universo de trabalho do pedagogo por meio da aquisição de habilidades e competências necessárias ao exercício profissional fora dos ambientes escolares. Contou com a parceria de professores da Unoesc Xanxerê e Unoesc Chapecó e foram divididos em quatro encontros supervisionados pela professora Marineiva Moro, psicopedagoga da base da Chapecoense.

O Estágio Curricular Supervisionado constitui-se inicialmente da observação e do planejamento de um momento, neste caso da roda de conversa, seguido de atividades desenvolvidas com os grupos abordando as temáticas “Marketing Pessoal”, “Educação Emocional na Formação do Atleta” e ” Projeto de Vida”. Possibilita ao acadêmico aproximar-se efetivamente dos mais diversos espaços de atuação, compreendendo sua finalidade e dialogando com os sujeitos atuantes fora do ambiente escolar.

A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Édina Rodrigues Ruaro, destaca a característica inovadora dessa atividade.

— Ter experiências fora da escola, em espaços como ONGs, organizações ambientais, hospitais, entre outros, é um diferencial do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da Funoesc Facisa Xaxim. Quero agradecer à Associação Chapecoense de Futebol pela oportunidade que, com certeza, inspirou e motivou ainda mais as nossas acadêmicas — finalizou a coordenadora.